EXPEDIÇÕES

EXPEDIÇÃO ABERTA RN



Expedição Aconcagua 21
Parte I: Preparação, Aproximação e Aclimatação

Dia 1. MENDOZA (760 m)
Chegada à Mendoza (Terminal de Ônibus ou Aeroporto) e traslado ao Hotel onde nos alojaremos em Hotel 3 estrelas, em habitações duplas com ar condicionado e piscina. Almoço e à tarde, logo após um descanso, teremos uma conversa com os guias e assistentes da expedição. Esta será destinada à esclarecer detalhes do recorrido e ao controle de cargas e equipamentos. Logo veremos os requisitos da Permissão de Ingresso ao Parque Provincial Aconcagua. À noite jantar.

Dia 2. MENDOZA - PENITENTES (2.600 m)
Após o café da manhã partiremos em nossos micro ônibus com destino à Penitentes (duração aprox. 3h), onde nos alojaremos no Hostel Refúgio Penitentes (2600m). Almoço. Em seguida organizaremos as cargas que as mulas levarão ao nosso acampamento base em Plaza de Mulas. À tarde realizaremos alguma atividade de trekking na zona. Jantar.

Dia 3. PENITENTES (2.600 mts) - CONFLUENCIA (3.200 m)
Café da manhã. Saída de Penitentes em micro ônibus com destino à Quebrada de Horcones, o trajeto é até o refúgio de guarda parques "Los Pioneiros” aonde entregaremos nossas autorizações de ingresso. Daí começaremos a caminhar passando pela Laguna de Horcones e logo pela Ponte da Quebrada do Durazno. Depois de percorrer o vale durante aproximadamente 3 horas acamparemos em uma parada chamada CONFLUÊNCIA (3200m). Aqui está instalado nosso próprio acampamento de serviços que consta de barracas dormitórios com camas individuais já preparadas para receber aos expedicionários, além disso, barraca cozinha totalmente equipada e barraca refeitório. Nosso encarregado de acampamento nos esperará com um lanche da tarde para repor nossas forças. À noite jantar e dormir cedo para estarmos preparados para o trekking a Plaza Francia.

Dia 4. CONFLUENCIA (3200 m) – PLAZA FRANCIA (4200 m) - CONFLUENCIA (3200 m)
Logo após o café da manhã prepararemos nossas mochilas com a comida de marcha e água suficiente para começar um trekking para aclimatar-nos, em direção à Plaza Francia (4200m). Este lugar está localizado ao pé da espetacular Parede Sul, é utilizado como Acampamento Base dos que tentam a difícil subida por esta via. No trajeto passaremos pelos Glaciais que dão origem ao Rio Horcones Inferior e no final desse trecho poderemos apreciar os canais de gelo e neve e demais belezas naturais desta gigantesca parede natural de 3000m. Regresso à Confluência pelo mesmo caminho e jantar no Acampamento.

Dia 5. CONFLUENCIA (3200 m) - CAMPAMENTO PIRAMIDE (3600 m)
Café da manhã. De Confluência cruzamos o Rio Horcones e caminhamos evitando um desnível que nos leva à Confluência Superior. Em seguida, a trilha segue atravessando um campo úmido, daí continua à direita do Rio Horcones a partir da Pedra Grande (a única desse tamanho que se pode ver nesse lugar). Aqui começaremos a atravessar a Playa Ancha, passando pela quebrada do Sargento Mas, chegando ao Acampamento Pirâmide, isso permite realizar a jornada de aclimatação a Plaza de mulas em melhores condiciones. À noite jantar e dormimos aí.

Dia 6. PLAZA DE MULAS (4250 m)
Tomaremos o café da manhã bem cedo e começaremos nossa marcha em destino à Plaza de Mulas (4250m). Este é o acampamento base da rota normal. Seguiremos o caminho que sai do Acampamento Pirâmide e começaremos a subir à direita em direção ao Refúgio Colômbia (4050m, antigo Plaza de Mulas Inferior) e retomando daí a "Cuesta Brava” chegaremos à "Plaza de Mulas”, aonde acamparemos. Aí está instalado nosso próprio acampamento de serviços que consta de barracas dormitórios com camas individuais já preparadas para receber aos expedicionários, além de barraca cozinha totalmente equipada, barraca refeitório e barraca depósito para equipamentos dos expedicionários. Nosso assistente nos esperará com o lanche da tarde e depois jantaremos.

Dia 7. PLAZA DE MULAS (4250 m)
Descanso para aclimatação no Acampamento Plaza de Mulas.

Dia 8. PLAZA DE MULAS (4250 m)
Logo após o café da manhã realizaremos uma subida fácil ao C° Bonete ou faremos recorridos de altura na zona com o objetivo de seguir trabalhando na aclimatação antes da ascensão para a qual prepararemos os equipamentos e alimentos de altura em seguida retornaremos à Plaza de Mulas. Este dia também servirá ao nosso guia para determinar nosso estado de aclimatação. À noite jantar no Acampamento Base.

Dia 9. PLAZA DE MULAS (4250 m)
Descanso para aclimatação no Acampamento Plaza de Mulas.

Dia 10. PLAZA DE MULAS (4250 m) – CANADA (4877 m) – PLAZA DE MULAS (4250 m)
Logo após o café da manhã começamos os trabalhos para a subida e para a qual prepararemos os equipamentos e alimentos de altura que suprirão nossas necessidades do Acampamento Canadá adiante. Realizaremos um transporte destes equipamentos e alimentos da Plaza de Mulas à Canadá e retornaremos à Plaza de Mulas. Este dia também servirá ao nosso guia para determinar nosso estado de aclimatação. À noite jantar no Acampamento Base.

Dia 11. PLAZA DE MULAS (4250 m)
Café da manhã. Este dia será de descanso em Plaza de Mulas. Teremos o dia livre. Serão verificados detalhes para a subida. Programaremos livremente com os expedicionários os horários de almoço e jantar.

Dia PARTE II: A SUBIDA

Dia 12. PLAZA DE MULAS – CANADA (4930 m)
Café da manhã. Saída de Plaza de Mulas ao acampamento "Canadá” (4930m), lugar onde realizaremos o primeiro acampamento, é uma área lisa com algumas paredes muito boas que servem para se proteger do vento. Montar acampamento e jantar.

Dia 13. CANADA (4930 m) - NIDO DE CÓNDORES (5250 m)
Passando pelo acampamento "Alaska” (5212m) uma plataforma exposta conhecida também como "Cambio de Pendente”, a trilha sobe uma pequena distância rumo ao sul antes de virar à esquerda (leste). Aqui está o "Nido de Condores”, lugar onde faremos o acampamento, essa é um área lisa com algumas paredes muito boas que servem para se proteger do vento. Olhando na direção sudoeste desse acampamento, poderemos apreciar o bonito panorama que nos apresenta a parte alta do Aconcagua através de um campo muito escarpado chamado Gran Acarreo (rota que se utilizou nas primeiras ascensões desde 1897). Montar acampamento e jantar.

Dia 14. NIDO DE CÓNDORES (5250 m) - BERLÍN (5.780 m)
Café da manhã. Saída do "Nido de Condores” (5365m) em direção ao acampamento "Berlin” (5780m). A rota prossegue ao leste do "Nido de Condores” e logo vira ao sul até chegar aos três refúgios que marcam o acampamento "Berlin”. Montar acampamento e jantar.

Dia 15. DIA EXTRA CASO SEJA NECESSÁRIO.

Dia 16. DIA EXTRA CASO SEJA NECESSÁRIO.

Dia 17. DIA EXTRA CASO SEJA NECESSÁRIO.

Dia 18. CUME (6.962 m)
Café da manhã muito cedo e começaremos nossa marcha ao cume do "Colosso da América”. Do "Berlin” a rota vira primeiro à esquerda, continua por uma pequena crista e logo passa por outro acampamento conhecido como "Piedras Blancas”. A rota segue subindo e logo vira ligeiramente à direita para chegar ao "Refúgio Independência” (6546m), o qual foi considerado o refúgio de montanha mais alto do mundo construído em 1951. Acima deste lugar encontraremos o "Portezuelo de los Vientos” (6570m). Daqui começaremos um flanqueio ascendente por uma vertente sobre o Gran Acarreo, cruzaremos o "ventisquero de Schiller” e entraremos na "Canaleta”, chave da subida. Logo após desembocar no Filo do Guanaco e realizando um flanqueio à esquerda, finalmente colocaremos nossos pés, nossos olhos e nosso espírito no CUME do CENTINELA DE PEDRA (6959m), onde permaneceremos ao redor de uma hora se as condições climáticas permitirem. Descida ao acampamento "Berlin”.
  
Dia PARTE III: EL REGRESO

Dia 19. BERLIN (5.780 m) - PLAZA DE MULAS (4250 m)
Descida do "Berlin” à "Plaza de Mulas”, descanso em "Plaza de Mulas” e preparação dos equipamentos para serem enviados à "Penitentes”.

Dia 20. PLAZA DE MULAS (4250 m) - PENITENTES (2.600 m) - MENDOZA (760 m)
Traslado de Penitentes à Mendoza. Alojamento em hotel 3 estrelas. Jantar de despedida.

Dia 21 .MENDOZA (760 m)
Café da manhã e Traslado ao aeroporto.
 
Date:
Expedição:
Nome:
Sobrenome:
Sexo:
Passaporte Nª:
Idade:
Nacionalidade:
Ocupação:
Endereço:
Cidade:
País:
E-mail:
Telefone:
Fax no:
Informação Adicional
Grupo Sangüíneo:
Enfermidades?
Experiência em Altura:
Dieta especial:
Seguros
Companhia:
Nº de Apólice:
Tel/Fax:
Em caso de acidente avisar a:
Nome:
Tel / Fax:
E-mail:


 
Serviços Incluídos na Expedição
Transportes
  • Transporte do Aeroporto de Mendoza ou Rodoviária ao Hotel 3 *** num exclusivo micro ônibus.
  • Traslados para obtenção da permissão, num exclusivo micro ônibus. 
  • Transporte da Cidade de Mendoza à Penitentes num exclusivo micro ônibus. 
  • Transporte à Mendoza ao finalizar a expedição, num exclusivo micro ônibus de 14 lugares.
  • Transporte do Hotel 3 *** ao Aeroporto de Mendoza ou à Rodoviária num exclusivo micro ônibus de 14 lugares.
Alojamento
  • Alojamento em Hotel 3*** na cidade de Mendoza (uma noite no início e uma noite no regresso)
  • Alojamento no Hostel Penitentes (uma noite no início)
  • Alojamento em Confluência duas noites e uma no Acampamento PIRÂMIDE em barracas dormitório com camas localizadas no nosso Acampamento de Serviços.
  • Alojamento Plaza de Mulas: De acordo com o itinerário previsto, em barracas dormitório com camas localizadas no nosso Acampamento de Serviços.  Acampamentos de Altura de acordo com o itinerário previsto em barracas de alta montanha para duas pessoas.
Mulas à Confluência e a Plaza de Mulas
  • Inclui o transporte de equipamento dos expedicionários de Penitentes à Confluência e a Plaza de Mulas no início da expedição e de Plaza de Mulas à Penitentes ao finalizar a expedição Máximo 30Kg por pessoa tanto na ida como na volta.
Alimentação
Toda a alimentação da expedição será da seguinte forma:
  • Pensão completa na cidade de Mendoza no início e regresso da expedição.
  • Pensão completa em Penitentes
  • Pensão completa em nossos acampamentos permanentes de Confluência e Plaza de Mulas, na alimentação estão incluídos café da manhã, almoço e jantar em nossas barracas refeitório de cada acampamento. Além disso, também está incluída a comida de marcha nos dias de aproximação à Plaza de Mulas e trekking à Plaza Francia.
  • Alimentação de altura nos acampamentos de altura, Canadá, Nido de Condores e Berlin, na comida incluída estão café da manhã, comida de marcha e jantar.
Guias, assistentes e cozinheiros
  • Guia profissional com alta experiência e titulado pela Escola de Guias de Alta Montanha (1 guia a cada 5 pessoas).
  • Um assistente de Guia a cada 5 pessoas.
  • Cozinheiro e assistente nos Acampamentos de Confluência e Plaza de Mulas
Comunicações
  • Comunicação permanente através de VHF, BLU e Telefone via satélite, entre Mendoza, Confluência e Plaza de Mulas, e comunicação com os acampamentos de altura.
  • Comunicação via Satélite de Plaza de Mulas a todo o mundo.
  • Serviço de Internet via Satélite para acompanhamento da expedição e comunicação via mail para os expedicionários
Guarda de equipagem
  • Guarda de equipagem em Mendoza, Penitentes e Plaza de Mulas.
Barracas
  • Barracas dormitórios com camas para dormir durante a aproximação em nossos acampamentos permanentes de Confluência e Plaza de Mulas e barracas de Alta montanha para duas pessoas para os acampamentos de altura.
Porteadores
  • Porteadores durante a subida e descida da montanha. As expedições incluem transporte de equipamento de uso comum da expedição (barracas, comida, elementos de cozinha, etc.), não equipamentos de uso pessoal. Para quem necessite porteadores para transportar equipamento pessoal, nossa empresa dispõe dos mesmos.
Seguros
  • Seguro de Assistência Médica: Todos os expedicionários têm seguro de evacuação e traslado imediato para assistência médica em hospitais especializados de Mendoza
  • Seguro de responsabilidade civil para atividades de aventura de acordo a exigência do Ministério de Turismo de Mendoza para empresas autorizadas a realizar atividades de Aventura.
Dias Extras
  • A expedição contempla três dias extras com toda a comida incluída em acampamentos de altura ou no Acampamento Base de Plaza de Mulas por causa do mau tempo para que o guia tenha a possibilidade de fazer um segundo intento ao cume de Nido ou Berlin caso o primeiro falhe ou eventualmente se necessite aclimatação extra. Estes dias somente podem ser utilizados no Aconcagua e não são trocados por noites de hotel em Penitentes ou Mendoza
Equipamento Fornecido
  • Barracas de Alta Montanha.
  • Utensílios de cozinha para os acampamentos de altura.
  • Fogareiros tipo MSR.
  • Rádio portátil UHS (para o uso do guia e assistentes)
  • Kit de primeiros socorros completo
Acampamentos Confluência e Plaza de Mulas
  • Equipados com energia elétrica, mesas, cadeiras e utensílios completos. Os acampamentos contam com banheiro próprio e serviço de chuveiros com água quente. Serviço de guarda de equipagem sem custo enquanto a expedição permanece nos acampamentos de altura. Comunicação por rádio BLU com Penitentes e Mendoza além de equipamentos VHF para comunicação interna dentro do Parque Aconcagua (com nossos postos, Guarda Parques e Patrulha de Resgate).
Serviços não incluídos
  • Passagens à Mendoza e de Mendoza ao seu lugar de origem.
  • Permissão de ingresso ao Parque Aconcagua.
  • Extras em Mendoza, Penitentes e nos acampamentos base.
  • Comida a parte das especificadas no programa.
  • Gastos originados por abandono da expedição ou do itinerário previsto.
  • Equipamento pessoal.
  • Seguro pessoal.
  • Noites adicionais de hotel.
  • Porteos de equipamento pessoal.
Equipamento
A expedição não inclui seu equipamento pessoal (para o qual lhe daremos uma lista)
Recomendamos que consultem-nos à respeito dos equipamentos pessoais que podem ser comprados ou alugados em Mendoza, isto evita gastos com excesso equipagem nos aviões ou perdas dos mesmos.
 
Para isto nossa companhia fez alguns convênios com comércios especializados em venda e aluguel de equipamentos para alta montanha na cidade de Mendoza a fim de obter descontos e preços especiais para nossos clientes.

Lista de equipamento necessário para expedições ao Aconcagua pela Rota Normal

a) Vestimenta
  • Roupa interior leve.
  • Conjunto interior longo.
  • Cueca e camiseta de manga comprida.
  • Polipropileno ou Capilene ou algodão não é recomendável. 
  • Camiseta de soft (fleece)
  • Calça de soft (fleece).
  • Recomenda-se contar com zipers nos lados para garantir a facilidade de vistir e permitir uma boa ventilação. 
  • Jaqueta abrigada. Com recheio de duvet (preferencialmente) ou thinsulate com capuz. De tipo expedição, deve ser confortável vestida sobre as outras camadas de abrigo.
  • Jaqueta/Gore impermeável / transpirável. Deve ter capuz. Sugerimos: Gore-Tex.
  • Calça Gore impermeável / transpirável. Sugerimos: Gore-Tex.
b) Para a Cabeça
  • Boné para sol. Com viseira e pano para proteger o pescoço.
  • Gorro passa montanhas leve. Sugerido: Polipropileno ou Capilene.
  • Gorro de lã ou soft (fleece) tipo esqui.
  • Lanterna frontal. (lâmpadas de reposição e baterias). 
  • Óculos de sol 100% UV, com abas laterais.
  • Se você usa lentes de contacto ou de aumento lhe recomendamos trazer um par extra.
c) Para as mãos
  • Luvas finas 2 pares, soft (fleece) ou polipropileno.
  • Manoplas 1 par.
  • Soft (fleece) ou lã. Gore-Tex cobre manoplas. Recomendamos com reforço nas palmas.
d) Para os pés
  • Tênis de trekking.
  • Botas de montanha.
  • Botas duplas de plástico. Sugerimos: Koflach ou Asolo
  • Polainas Gore-Tex + Cordões. Meias grossas. (3 pares) meias de lã ou tecido sintético para clima frio. Meias finas. 2 pares de linha, nylon ou polipropileno para serem vestidas junto ao pé. Isto reduz a formação de bolhas.
e) Equipamento técnico
  • Crampons. Recomendamos crampons automáticos ou semi-automáticos
  • Bastões de esqui. 1 par de bastões telescópicos
  • Piolet
f) Equipamento de acampamento
  • Mochila. Com estrutura interna de, ao menos, 70L. Deve ter lugar para fixar os crampons. 
  • Saco de dormir. Qualidade de expedição para pelo menos -30ºC 1kg de duvet de boa qualidade é o melhor.
  • Colchonete isolante. Tipo neoprene ou Therma rest.
  • Canivete de bolso. Tipo suíço ou Leatherman tool.
  • Garrafas de água. 2 garrafas de um litro com boca grande, uma garrafa térmica de um litro.
  • Protetor solar. SPF 30-40.
  • Protetor labial com filtro solar. SPF 20-40.
  • Kit pessoal de primeiros socorros.
  • Fogareiro
 
- Mendoza -
Peatonal Sarmiento 231 Mendoza(5500) - Argentina.
Tel: 54-261-425-5511 / 4381166 / 438-0818 E-mail: info@cerroaconcagua.com

- Bs As -
Peatonal Reconquista 379 (Edificio Continental), piso 3 ofi; 305.
Tel: 11-43285805, 1160883534 // Celular: 11-60198052