ACONCAGUA

ACONCAGUA



SENTINELA DE PEDRA. Montanhismo no Aconcagua
Introdução

O Aconcagua... O Sentinela de Pedra... Em seus declives sepultados, onde o gelo e o vento são soberanos, os extremos se tocam: o começco e o fim de um caminho; o êxito e o fracasso; a vida e a morte.
Lendário bloco que eleva seu topo aos astros, enquanto sua sombra se projeta do deserto ao oceano.
  
Cenário de histórias pouco comuns, de grandes gestos de coragem e heroísmo. Também revalador de vaidades e temores. Nesse ambiente exigente o homem se mostra assim como é, não há lugar para a mentira.

Até onde é válido arriscar a vida para alcancar seu cume ?
A resposta só é encontrada lá em cima. Ninguém, acomodado em sua vida morna e tímida, pode julgar aquele que decide arriscar sua própria vitalidade. O montanhismo de altura implica em sérios riscos e quem decide praticá-lo deve ser absoluta e exclusivamente responsável por seus atos.
 
Atualmente o montanhismo é um jogo de fantasía e poder onde convergem técnica, capacidade física, experiência, ética e determinação.
 
As montanhas como objetivo alpinístico existe somente na imaginação do homem, em sua fantasia. A subida é concebida como se fosse um problema e procura-se uma solução lúdica para o mesmo.
 
O jogo consiste em superar de forma clara as maiores dificuldades com o auxílio dos mínimos meios tecnológicos possíveis com o mais alto grau de destreza, entretenimento e audácia. O montanhismo é um meio pelo qual o ser humano cresçe.
 
Não se debe lutar contra a natureza, e sim adaptar-se a ela, compreendê-la, respeitar seu rítmo e tentar assimilar o poder que esta contém. Só assim seguiremos conseguindo belas soluções para os ‘grandes prolemas’ do montanhismo. E somente mediante esta visão do jogo, quem o segue claramente, terá acesso a dimensões nunca imaginadas do próprio ser e do mundo todo.
 
O Aconcagua é a montanha mais alta do Continente Americano, esta é uma das razões pela qual é mundialmente conhecido. Ainda que sua fama se deva principalmente a seus grandes atrativos alpinísticos.
 
Segundo alguns montanhistas internacionais experientes, que escalaram no Himalaia, os quase sete mil metros do Aconcagua representam psicológica e fisiológicamente várias centenas de metros mais. Este fenomeno se deve à razões conhecidas e a outras ainda desconhecidas. No Himalaia há vegetação até os 5000 metros, na Cordilheira dos Andes Centrais somente até os 3500 – 4000 metros. A umidade relativa ambiente é muito escassa e a espessura das camadas atmosféricas, nesta zona do globo terrestre, têm particularidades que determinam estes efeitos.
 
Estes fatores somados às grandes distâncias desabitadas, ao aspecto desértico geral e ao isolamento de todo auxílio, têm sem dúvida, importantes conseqüências sobre o ser humano.
Tudo isso contribui a que o Aconcagua seja um terreno apropriado para medida e preparação para posteriores escaladas a montanhas superiores a 8000 metros, constituindo um excelente cenário de jogo, onde o alpinista pode encontrar-se completamente a vontade e atingir muitas de suas ambições desportivas.
 
Tanto o lado leste, o "Glaciar de Los Polacos", quanto o lado sudoeste, apresentam condições apropriadas para que os visitantes desenvolvam suas capacidades em vários níveis de exigência, bem como a face oeste. A vertente noroeste da montanha, por onde passa a via normal, sem dificuldades técnicas, permite a escalada esportiva de altura e também a escalada recreativa. Esta última faceta é aconselhada unicamente, sob orientação de guias e para indivíduos com excelentes condições físicas, convenientemente equipados. Em relação à face Sul, seu ambiente desolado e severo, a má qualidade das rochas, o perigo constante de avalanche de seracs (grandes pedacos de gelo) e neve, as quedas de pedras, o grande desnível, a importante altura acima do nível do mar, a ameaça de mudanças bruscas de clima, mais o isolamento verdadeiramente total, são os fatores que conferem sua condição "selvagem".
 
Do ponto de vista técnico, a parede apresenta todo tipo de dificultades em gelo, neve e rocha. E quem enfrenta a subida deve possuir uma boa técnica de escalada, grande estado físico, considerável experiência e, fundamentalmente, muito entusiasmo e perseverança.
Nessa imensa montanha é possível realizar alpinismo de alto nível, interrelacionado com uma grande dose de aventura, O "Sentinela de Piedra", inalterável pirâmide para os Inca séculos atrás, ainda guarda tesouros misteriosos e sua magestuosidade atraem o sonho de muitos alpinist
 
- Mendoza -
Peatonal Sarmiento 231 Mendoza(5500) - Argentina.
Tel: 54-261-425-5511 / 4381166 / 438-0818 E-mail: info@cerroaconcagua.com

- Bs As -
Peatonal Reconquista 379 (Edificio Continental), piso 3 ofi; 305.
Tel: 11-43285805, 1160883534 // Celular: 11-60198052